Quem é Iris Apfel?


Filha de pais judeus, ambos profissionais do comércio, e nascida nos Queens em Nova York, Iris Apfel foi estudante do curso de História da Arte na Universidade de Nova York  e frequentou a Escola de Arte da Universidade do Wisconsin-Madison. 


No início da carreira, trabalhou em um jornal comercial da indústria da moda. Seu casamento aconteceu em 22 de fevereiro de 1948 com Carl Apfel, que morreu em 2015, aos 100 anos. Não tiveram filhos, mas ficou conhecida como a vovó da moda, pelo seu estilo fashion e pelo vigor com que leva sua vida.


Viajaram o mundo em busca de tecidos perfeitos para assinarem projetos das mais altas celebridades e se consagraram ao atuarem na decoração da Casa Branca durante o mandato de 9 presidentes


“More is more, less is bore”(mais é mais, menos é chato), uma brincadeira com o velho ditado “menos é mais”, é o lema da nova iorquina Iris Apfel, de 98 anos.


Sua forma de se vestir, se tornou também uma forma de expressão artística. Do vintage ao mais moderno, estampas e jóias exuberantes, Iris se veste de forma extravagante sem perder o bom gosto, é claro.


Sempre maquiada, ela quebra tabus da sociedade, provando que para ser idoso não significa que é preciso deixar de ser jovial. Muito menos de ter estilo!



O salto de empresária para ícone do mundo fashion levou Apfel a ser reconhecida internacionalmente, principalmente quando seu nome veio à tona em 2005.  Naquele ano foi inaugurada no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, uma exposição sobre o estilo de Iris intitulada Rara Avis (Pássaro raro): a irreverência de Iris Apfel. A curadoria da exposição ficou a cargo de Stéphane Houy-Towner —  foi um enorme sucesso que contou com 80 looks da designer atualmente nonagenária e mais de 150 mil visitantes se fizeram presentes. Posteriormente foi montada em outros museus dedicados à arte nos Estados Unidos.


Atualmente existe até um documentário contando sua história.



Fique por dentro e acesse o brecho de luxo de Florianópolis/SC.








12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo